SdevLab – Passo a Passo | Como instalar o Tomcat

Fala Galera,

No post de hoje vou continuar a publicar uma série de tutoriais sobre ambiente de desenvolvimento Java. Vamos ver como instalar o Tomcat (versão 7).

Boa Leitura!

Instalando o Tomcat 7

Tomcat-Logo

O Tomcat é um servidor de aplicações JAVA EE, com ele é possível fazer com que o Java funcione no modo web. O Tomcat suporta as tecnologias Servlet, Realms, JNDI Resources, JDBC DataSources e JSP.
NOTA: Aplicações EJB não funcionam no Tomcat, para este tipo de aplicação, outro servidor é utilizado, o JBoss, mas este é um assunto para outro post.

Usuários menos experientes:

Para instalar o Tomcat, basta seguir os passos:

1 – Baixe os arquivos de instalação em http://tomcat.apache.org/ (clique em Download, e escolha uma versão. Sugiro a versão Windows Service Installer).

2 – Execute o arquivo de instalação, e clique em Next como na Figura 1.

tomcat1Figura 1

3 – Na Figura 2, concorde com os termos.

tomcat2Figura 2

4 – Não é necessário alterar nada na Figura 3.

tomcat3Figura 3

5 – Na tela da Figura 4 é necessário adicionar um nome de usuário e senha. Estes serão utilizados caso você queira se autenticar no Tomcat para fazer alguma coisa.

tomcat4Figura 4

6 – Na tela da Figura 5, não é necessário fazer nada caso você já tenha JRE instalado no computador. Caso não tenha, será necessário instalar um. Após selecionado, basta clicar em next.

tomcat5Figura 5

7 – Na figura 6, perceba que alterei o destination folder. É interessante criar uma pasta para o Tomcat, pois se for necessário alterar alguma permissão, fica mais fácil. Após escolher a pasta, basta clicar em Install para seguir com a instalação.

tomcat6Figura 6

Se você chegou na imagem da Figura 7, a instalação foi finalizada com sucesso. Deixando os dois checkbox marcados, e clicando em Finish, o serviço do Tomcat será iniciado. Para acessar este serviço, basta seguir para o endereço http://localhost:8080 (se você não mudou nada nos passos da instalação)

tomcat7Figura 7

Usuários mais experientes:

1 – No site http://tomcat.apache.org/ entre em Download, e escolha a opção ZIP.

2 – Descompacte os arquivos em uma pasta de sua escolha.

É isto, a versão zipada do Tomcat é mais fácil instalar, porém, se seu computador não tiver as variáveis de ambiente configuradas, será necessário configurar. Senão não adianta acessar o endereço do Tomcat no navegador, nada será exibido. Como configurar as variáveis de ambiente? Isto será assunto para um próximo post.

Fonte:
http://www.devmedia.com.br/instalacao-e-configuracao-do-apache-tomcat-no-eclipse/27360

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s