SdevLab – Tutorial | PHP Introdução

Eae galera,

Já há algum tempo eu venho postando sobre tecnologias web. Já postei várias coisas sobre PHP, mas até hoje nada do básico, nada sobre como começar. E como este blog já consta com o mais básico de HTML, CSS, SQL e JavaScript eu sentia que faltava só o PHP para completar a turma. Então, vamos a partir de hoje começar a trabalhar com PHP, desde o básico.

Boa leitura!

Introdução a PHP 5

PHP (acrônimo de PHP: Hypertext Preprocessor) é uma linguagem open-source server-side, ou seja, é livre para ser utilizada por qualquer um e roda no servidor web (diferente de JavaScript, que roda no navegador do usuário). É uma linguagem amplamente utilizada (o core do WordPress foi feito em PHP), concorrente da linguagem ASP da Microsoft.

Um arquivo PHP pode conter HTML, CSS, JavaScript além do próprio código PHP. Como já foi dito a linguagem roda do lado do servidor, e o resultado do processamento é exibido no browser como HTML. O arquivo possui extensão [.php] e seu código é iniciado pela tag <?php e finalizado com a tag ?>.

Com PHP podemos gerar conteúdo dinâmico para páginas web, podemos manipular arquivos que estão no servidor, podemos coletar dados de formulários, podemos manipular bancos de dados, podemos manipular cookies, encriptar dados, fazer controle de usuários, etc. As possibilidades são grandes.

No próximo post, vamos ver como funciona a sintaxe do PHP.

Até lá!

Fonte: http://www.w3schools.com/php/

 

Um comentário sobre “SdevLab – Tutorial | PHP Introdução

  1. Pingback: SdevLab – Curso | Aprenda PHP 5 Online | Sanoj's devLab

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s