SdevLab – Tutorial | Joomla Instalação

Fala galera,

Conforme prometido, vamos neste post ver como instalar o Joomla.

Boa leitura!

Instalando o Joomla

Agora que já passamos pela parte teórica, vamos a prática.

O Joomla! roda sobre um servidor web com Apache, MySQL e PHP. Então, temos como pré-requisito para esta parte do tutorial o software WampServer instalado e funcionando em um computador. Para maiores informações sobre como obter e instalar este programa, acesse o site http://www.wampserver.com.
Outro pré-requisito que teremos é um banco de dados criado no MySQL do seu WampServer. Tome nota do nome de usuário e senha do dono deste banco – além é claro do próprio nome do banco!

Uma vez satisfeitos todos os pré-requisitos, podemos passar para a fase seguinte.

Para instalar o Joomla! acesse o site http://www.joomla.org/download.html e faça o download de sua versão mais recente e estável (eventualmente, versões intermediárias podem ser lançadas, recomendo esperar a versão ser marcada como “Full Package” antes de fazer download para uma nova instalação ou atualização).

Uma vez feito o download, acesse a pasta www, dentro do diretório onde o WampServer foi instalado (por exemplo C:\wamp\www) .

Crie uma pasta onde será instalado seu site, por exemplo “site_kva”. Nesta pasta, descompacte o arquivo de instalação do Joomla!

Agora abra o navegador de sua preferência, e acesse http://localhost/site_kva. Uma tela como a Figura 1 deve aparecer.

Figura 1
Figura 1

Preencha os campos com as informações necessárias (tudo que estiver marcado com  * é obrigatório).

Site Name: Nome do site.
Description: Uma breve descrição do site, que será utilizada pelos motores de busca. Procure usar o máximo de 20 palavras para um bom efeito.
Admin Email: Email do Administrador.
Admin Username: Nome de usuário do Administrador.
Admin Password: Senha do Administrador.
Confirm Admin Password: Confirmação de senha.
Site Offline: Deixe marcado “Não” para não deixarmos nosso site no modo offline.

Após preencher todos os campos, clique em Next para chegar a uma tela como a imagem da Figura 2.

Figura 2 Figura 2

Nesta tela, preencha as informações referentes ao banco de dados.

Database Type: Tipo do banco de dados.
Hostname: Deixe “localhost” se já veio preenchido, ou preencha (com localhost pois vamos instalar no nosso servidor local) se vier vazio.
Username: Nome de usuário do banco de dados.
Password: Senha do usuário do banco de dados.
Database Name: Nome do banco de dados que foi criado durante a preparação para a etapa de instalação.
Table Prefix: Prefixo das tabelas do banco. Vale citar que o Joomla! só precisa do banco criado para ser instalado. Todas as tabelas e demais itens são criados pelo seu instalador. No caso este prefixo é o que vai ser utilizado pelo Joomla! ao criar as tabelas do seu site. Se nada for inserido neste campo um prefixo randômico vai ser gerado.
Old Database Process: Deixe “Backup” para manter um backup de tabelas antigas ou “Remove” para remover tudo quando a nova instalação for processada.

Após preencher os campos, clique em Next para chegar a próxima tela. Nela você vai encontrar um check list da instalação. Se você preencheu tudo corretamente devemos ter todas as condições necessárias para continuar, mas se algum dado foi preenchido de maneira incorreta, principalmente na parte do banco de dados a instalação pode falhar (um email errado, nome de admin ou senha pode passar despercebido, ainda que você precise acertar os “dados errados” para entrar na parte administrativa do site para corrigir estas informações).

Considerando que tudo foi preenchido da maneira correta, escolha a opção “Brochure English (GB) Sample Data” no campo Install Sample Data (vamos instalar dados de exemplo para fins didáticos. Em um “site de verdade”, a opção “None” seria a mais indicada).

Faça somente esta alteração nesta tela (além de conferir o checklist) e clique em Instalar. Você deve chegar à uma tela como a Figura 3.

Figura 3 Figura 3

Se tudo correu bem durante a instalação, você será levado a uma tela como a Figura 4.

Figura 4 Figura 4

Ao chegar aqui, a instalação está prestes a acabar, porém temos mais uma ação para tomar. Clique no botão laranja “Remove installation folder” para remover a pasta de instalação do Joomla! e finalizar a instalação. Agora sim o Joomla! está instalado, e já podemos seguir para a parte administrativa ou backend, ou então, seguir para o frontend que é o site exibido para os usuários.

Nesta tela ainda é possível ver informações do Administrador e também acessar um passo adicional de instalação, que neste caso é instalar suporte a outro idioma, clicando no botão azul “Extra steps: Install languages” (se optar por fazer este passo adicional, faça antes de remover o diretório de instalação).

No próximo capítulo, vamos ver como trabalhar com conteúdo.

Até lá!

Fonte: https://docs.joomla.org

Anúncios

Um comentário sobre “SdevLab – Tutorial | Joomla Instalação

  1. Pingback: SdevLab – Curso | Aprenda Jommla 3.x Online | Sanoj's devLab

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s