SdevLab – Passo a Passo | Como transferir seu site Joomla! local para a internet

Eae galera!

Este post é um passo a passo muito útil para quem desenvolveu um site em Joomla! em um servidor local, e não gostaria de repetir o procedimento no servidor final (ou seja, aquele que o usuário vai acessar). Existe uma maneira de exportar seu site local para a internet, e a veremos agora!

Como transferir seu site Joomla! local para a internet

Muitas pessoas preferem desenvolver um site primeiro em um servidor local para depois enviar o mesmo para a internet. Este tutorial ensina a aproveitar o trabalho de desenvolvimento local no nosso produto final, que é o site rodando na web.

  1. Instale o joomla no seu servidor de hospedagem normalmente;
  2. Envie todos os arquivos que você adicionou ao seu site local para seu servidor na internet. Normalmente estes arquivos São imagens ou documentos, pois a maioria das coisas o joomla guarda em um BD (este envio pode ser via FTP ou componentes, como por exemplo o NinjaExplorer);
  3. Se você instalou algum componente adicional (que não está no pacote de instalação) você terá de instalar novamente, ou então enviar os arquivos do componente para o servidor de hospedagem também, pois o backup do banco de dados que vamos voltar (próximo passo deste tutorial) só traz os dados de banco;
  4. No seu servidor local, clique abra o phpmyadmin e selecione seu banco
  5. Clique no botão exportar como na imagem abaixo:
  6. Salve o arquivo (PS: eu nunca alterei nenhuma configuração, no máximo colocava um nome diferente para o arquivo final da exportação e mandava usar a compressão gzip, mas se quiser pode deixar tudo padrão que funciona)
  7. Abra agora o phpmyadmin do seu servidor de hospedagem e selecione seu banco (o que você criou na instalação do joomla). Selecione todas as tabelas e clique em eliminar, como na imagem abaixo:
  8. Neste ponto, você vai ter o seu banco, porém despovoado e sem tabelas, falta então o processo de repovoar, para isto, clique (com o seu banco ainda selecionado) no menu importar, clique no botão procurar, e selecione o arquivo que você exportou no passo 6.
  9. Pronto, agora você já tem seu site com todos os arquivos necessários e banco atualizado, compensa dar uma conferida (porque como eu já disse neste tutorial, alguns componentes não funcionam direito fazendo esta passagem) mas eu mesmo nunca tive problemas com este procedimento!

Qualquer dúvida, poste um comentário!

att
sanoj
😉

2 comentários sobre “SdevLab – Passo a Passo | Como transferir seu site Joomla! local para a internet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s