SdevLab – Joomla! | Configurações de Email

Para aproveitarmos 100% o potencial do joomla não basta só instalar, várias funcionalidades só ficam completas quando nós o configuramos corretamente, e a idéia deste post é mostrar como configurar o envio de emails pelo joomla.

ATUALIZAÇÃO (14/08/2015): Este post se refere ao Joomla versão 1.5.x. Se precisar de tutoriais sobre uma versão mais nova, basta usar a busca do blog pois um material mais atualizado já foi publicado.

Joomla! – Configurações de Email

Para abrir a tela de configurações, clique no menu Site > Configuração Global .

Uma tela vai abrir com várias opções de configuração para o site, sistema, mas o que nos interessa no momento é a aba servidor, e dentro desta janela, especificamente o pedaço de configurações de email, como a imagem abaixo:

Em sistema de envio você vai configurar “como” os emails vão sair do site, neste caso procure saber com o seu servidor qual serviço você deve usar, mas na maioria das vezes utilizamos o servidor smtp. No campo remetente coloque o endereço de email do remetente, no nome do remetente coloque um nome generico de envio (por exemplo Webmaster). Em caminho do sendmail alterações não são necessárias (a menos que você tenha feito alguma alteração nos diretórios da instalação do joomla).
No campo autenticação smtp, você pode marcar ou não, mas outra vez vou advertir que só compensa alterar esta configuração após conversar com o profissional do seu servidor de hospedagem se é ou não necessário autenticar (mesma coisa para smtp security). Em smtp port coloque a porta que o serviço de smtp ocupa (mais uma vez procure  esta informação no servidor de hospedagem), e nos campos usuário e senha, coloque o usuário e a senha xD.
Para finalizar, no campo nome do servidor coloque o endereço do servidor (ip) que os emails do seu site funcionarão perfeitamente!

t++ 😉

4 comentários sobre “SdevLab – Joomla! | Configurações de Email

  1. Bom dia, tudo bom??

    Cara, qual a sua disponibilidade para me dar um help em html..
    é coisa básica, juro pra vocÊ…rsrs
    é que não entendo muito, e estou precisando fazer um trabalho da faculdade.
    só para adiantar, a minha briga é com a tag FRAME.
    Não sei como usá-la.

    Creio que com 2 e-mails no máximo você conseguirá me ajudar. (como disse. é coisa básica mesmo).

    Fico no aguardo.
    Desde já agradeço.

  2. Fala Leandro,

    bom, pra começar você pode ler o post que tem aqui no blog sobre frames…. entendendo direitinho o conteúdo deste post, deixa um comentário nele mesmo que eu respondo por lá também, aí eu te ajudo e você me ajuda porque pode rolar da sua dúvida ser a dúvida de outra pessoa, aí ja fica respondido pra geral!
    T++ ae, abrax!
    😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s