SdevLab – Joomla! | Níveis de acesso de usuários

Eae galera!

Este post é uma boa dica para quem está começando a trabalhar com Joomla!. No começo instalar o framework e começar a usar é fácil, mas o framework não é tão intuitivo quando se trata de níveis de permissões de usuários. Com esta dica, fazer a distribuição correta de permissões vai ser bem mais fácil!

ATUALIZAÇÃO (14/08/2015): Este post se refere ao Joomla versão 1.5.x. Se precisar de tutoriais sobre uma versão mais nova, basta usar a busca do blog pois um material mais atualizado já foi publicado.

Joomla! – Níveis de acesso de usuários

O CMS Joomla possui 7 níveis de acesso de usuários, divididos em 2 grupos.

No Frontend temos os seguintes usuários:

  • Registrado – perfil default atribuído pelo CMS ao usuário cadastrado, pode enviar um weblink;
  • Autor – usuário com poder de enviar um artigo para o website através do frontend;
  • Editor – usuário com poder de enviar um artigo e editar os artigos enviados pelos autores, através do frontend;
  • Redator – usuário com poder de enviar, editar e publicar seus próprios artigos e os enviados pelos autores e editores através do frontend.

No backend temos os seguintes usuários:

  • Gerente – usuário com poder para gerenciar todo o conteúdo do website através do backend;
  • Administrador – usuário com poder para gerenciar todo o website, exceto as configurações do mesmo e dos outros usuários cadastrados com perfil de super administrador;
  • Super Administrador – usuário com poder total sobre o website, pode inclusive cometer um “joomlacídio”.

Até a próxima!

11 comentários sobre “SdevLab – Joomla! | Níveis de acesso de usuários

  1. Ola!
    Estou começando a fazer meu primeiro projeto em joomla, e estou tentando fazer com q o usuario poste um artigo pelo frontend e este seja diretamente publicado, eu consegui fazer isso dando acesso de Redator para o usuario, mas fazendo isso, estou dando permissao para ele editar os artigos de outros usuarios tb. Teria como eu fazer isso sem dar essa permissao de ediçao?? Eu gostaria apenas que os usuarios criassem artigos e os mesmos fosse publicados a seguir sem a intervençao de um terceiro…

    Obrigado!

  2. Aê Vinicius!
    Então kra, permissão de publicar via frontend só os redatores….se você quiser que um usuário envie um acesso rola mesmo deixar ele como autor, e deixar uma pessoa de confiança como redatora que vai publicar os artigos. Minha galera tem um blog que usa este esquema e funciona muito bem, agora se você quiser deixar uma pessoa enviar e publicar um artigo direto, ou você deixa como usuário registrado ou edita o código.😉

  3. Opa, tudo bem? Amigo tem como eu criari um tipo de usuário? preciso criar um usuário para o cara apenas mas apenas mudar a “página”(artigo) de fotos dos produtos. tem como? nao to axando nada na net, devo ta muito ruim de procura rsrs

  4. Fala Brayantaglia! Cara, criar um tipo de usuário só alterando o código fonte do joomla mesmo, mas tem como…..O melhor eh tentar adaptar um tipo de usuário que já exista, porque da um trabalhinho consideravel criar um viu….No mais, tenta ver c não tem um componente/plugin que te dê esta permissão….

  5. Olá Sanoj’s, boa noite. Sobre permissões de usuário, é possível eu habilitá-los para ter acesso somente a determinadas seções do site? Por exemplo: fulano (autor/redator ou editor) pode somente postar, editar ou excluir artigos da seção “Azul”. Na seção “Vermelha” ele não tem direito algum. Em outras palavras, podem publicar informações na respectiva área e podem dar manutenção nas páginas que estão liberadas para cada um deles.
    Há alguma maneira de se fazer isso? Obrigado,

  6. Fala André,

    então, estes níveis de usuário já são fixos, não tem como alterar sem colocar um dedinho nos códigos. Para fazer este esquema de seções que você quer, ou você procura algum componente que faça ou então desenvolve um. Este problema seu na verdade é bastante comum cara, porém, não sei como a galera anda resolvendo….

  7. Ola. Estou criando um ecommerce e gostaria de saber se tem como eu ter meu login como administrador e as pessoas que trabalham pra mim teriam acesso SOMENTE a adicionar produtos para vender SEM tem acesso a parte financeira. Isso é possivel?

    • Olá, eu trabalhei uma vez só com e-commerce no joomla usando o virtuemart (um componente de e-commerce free).
      Neste job o que rolava era o seguinte: o dono do site tinha acesso a área de finanças e eu na loja. A parte das “finanças” era o dono do site que cuidava, mas era pagseguro, aí não sei como funciona direito pq nunca usei efetivamente, só dei umas olhadas, mas posso te falar que tipo, não tem separação do componente quanto à quem acessa qual parte. É tudo aberto para os administradores, aí pra fazer isso que você quer, ou será necessário instalar algum outro componente ou alterar alguns códigos na mão.
      No meu caso, essa estratégia de divisão de trabalho funcionou bem, agora se você preferir não dar toda esta liberdade para os seus funcionarios eu aconselharia uma ferramenta mais robusta.

  8. Pingback: SdevLab – Joomla! | Seções & Categorias | Sanoj's devLab

Deixe uma resposta

